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Consumidores de energia não têm voz, aponta ONS

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou nesta quarta-feira (5/9) que os consumidores de energia elétrica não têm voz hoje no Brasil e acabam pagando caro por isso. A declaração foi feita durante seminário sobre novas fontes renováveis e redes inteligentes no planejamento energético nacional, promovido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), no Rio de Janeiro.

“O consumidor é mudo...ele paga sem saber o que está pagando e sem saber o que ele não precisaria pagar”, disse Chipp. Para o diretor-geral, é preciso aumentar a participação dos conselhos dos Consumidores de Energia Elétrica, pois a defesa do consumidor apenas por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do ONS não é suficiente.

“Os conselhos de Consumidores têm que se estruturar no País e começar a participar efetivamente, pois são a voz do consumidor. O conselho precisa entender melhor as questões, o que trazem de benefícios, para fazer os pleitos à própria agência reguladora", apontou Chipp.

Os conselhos são compostos por representantes de todas as classes de consumo (rural, residencial e industrial, além do Poder Público) e têm o objetivo de orientar, analisar e avaliar questões ligadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços de energia elétrica prestados ao consumidor final.

Fonte: Jornal da Energia, con informações da Agência Brasil

 


 

 
 
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